Seja cozido, frito, mexido, estrelado ou poché. Não há como negar que existem diversas formas de consumir o OVO! Mas seu maior benefício não está na versatilidade, e sim nos nutrientes. Afinal, não importa se o ovo é de codorna, caipira, ou orgânico, todos são ótimas fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Inclusive, esse alimento é quase um polivitamínico natural, pois possui boas quantidades de vitaminas A, D, E e do complexo B. Isso significa que, de uma forma geral, é um bom antioxidante, evitando o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer.
Paixão mundial, ele é considerado pelos maiores especialistas, como o segundo melhor alimento do mundo. Em relação aos minerais, o ovo tem ferro, zinco, fósforo, potássio, manganês e selênio. Com isso, combate a anemia, dá energia para o corpo, ajuda na contração muscular, auxilia na absorção de cálcio e ainda fortalece o sistema imunológico. Por essas razões, não é de se espantar que ele esteja muito presente na dieta de atletas.
Por muito tempo a crença de que o ovo aumenta o colesterol foi grande, mas a verdade é que ele reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e eleva os do colesterol bom (HDL). Outro benefício é que ele não tem glúten e por isso pode fazer parte da dieta de celíacos.
vinicius
0 Comentários